7 Dicas Imperdiveis para manter o foco nos estudos em 2019

Tempo de leitura: 3 minutos

 

1 – Comece sempre pelo método mais fácil

 

A ordem da informação pode desempenhar um papel importante no processo de memorização. Uma técnica interessante é reestruturar a informação, começando sempre pelo que é mais fácil de memorizar e dedicando um tempo maior ao que sempre é o mais difícil.

 

  • 2 – Relaxamento do seu cérebro

 

Métodos de relaxamento como meditação, por exemplo, são formas reconhecidas de preservar as lembranças. Segundo estudos amplamente divulgados, a prática diária da meditação ativa as partes do córtex cerebral responsáveis pela tomada de decisão, atenção e memória.

Use acrônimos. Acrônimos são ótimas ferramentas para memorizar várias coisas, dos nomes dos cinco Grandes Oceanos às palavras usadas como conjunções. Você pode usar um acrônimo popular ou também criar um por si mesmo.

 

  • 3 – Concentre toda a sua atenção no que você está fazendo

A atenção é um dos principais componentes da memória. Para que a informação possa passar da memória de curto prazo para memória de longo prazo, é necessário concentrar a atenção nessa informação. Quando estudar ou tentar memorizar algo, é importante estar em um lugar sem distrações e que nos permita focar a atenção. Assim, o estímulo que interessa sempre vai se destaca e a memorização é facilitada.

 

  • 4 – Evite as diversas distrações e fuja do “modo multitarefa” pois isso é destruidor

 

Estabeleça sessões regulares de estudo e não deixe tudo para o final
Já está comprovado que os alunos que estudam regularmente aprendem mais do que aqueles que estudam tudo de uma vez. Estudar aos poucos é importante para que o seu cérebro tenha tempo de decodificar a informação e armazená-la na memória de longo prazo.

 

 

  • 5 – Estruture e organize todas as suas informações

Os pesquisadores têm demonstrado que a informação se organiza na memória em grupos relacionados entre si. Portanto, estruturar e organizar os materiais de estudo, agrupar os conceitos semelhantes ou fazer resumos e tomar notas durante a leitura torna mais fácil a memorização.

Simplifique, esquematize, analise, interaja. Você tem diversas ferramentas e tecnologia para tornar seu aprendizado mais fácil e também divertido.

 

  • 6 – Utilize técnicas mnemônicas para que você possa lembrar as informações

As técnicas mnemônicas são simplesmente estratégias pessoais utilizadas para lembrar de informações. Elas agem como um “atalho” que nos permite associar algo concreto ao que queremos lembrar. Algumas técnicas consistem em formar palavras utilizando as iniciais das primeiras palavras de uma lista para recordar todos os pontos, memorizar uma série de imagens ou também de desenhos engraçados, fazer associações com uma música, etc. Nosso cérebro memoriza muito melhor o que é diferente, curioso ou engraçado.

 

  • 7 – Adicione sempre novas informações aos seus diversos conhecimentos

 

Os seus conhecimentos o ajudarão a dar sentido e significados às suas novas informações. Ao se deparar com o estudo de um material novo e desconhecido, pense em como pode relacioná-lo com o que você já aprendeu. Estabelecer então relações entre as novas ideias e as memórias já existentes facilita bastante a memorização. Agora que a época dos estudos está chegando e os concursos e vestibulares, nos do blog recomendamos o suplemento natural lectus para melhorar de vez a sua memória, foco e concentração.

 

7 Dicas Imperdiveis para manter o foco nos estudos em 2019
5 (100%) 1 vote